Mulher x Poder: dilemas da vida real e da telinha

No dia 31 de março, fui a um evento bem bacana promovido pelo Femme – Laboratório da Mulher: a empresa ofereceu, gratuitamente, uma palestra sobre a saúde da mulher nos dias de hoje. No centro da discussão estava o papel da mulher ontem, hoje e amanhã e de que forma as relações de poder acabam prejudicando a vida. O médico Roberto Cardoso relacionou o estresse do mercado de trabalho ao abandono nossa energia, do “feminino essencial”.

Na TV, diversas novelas mostraram heroínas que se masculinizaram para se aproximarem do ideal masculino de poder. Quem não se lembra da Catarina, da novela “O Cravo e a Rosa”, baseada na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, e na novela O Machão, de Ivani Ribeiro. Vivida por Adriana Esteves, a personagem tinha cabelos curtos e assumia uma postura sempre raivosa e defensiva para afastar possíveis pretendentes que pudessem cercear sua liberdade. Em “Pedra sobre Pedra”, a personagem Pilar Batista (Renata Sorrah) também se masculiniza depois de uma decepção amorosa e assume uma posição de poder na família por meio de atitudes ríspidas.

Paralelamente, vemos mulheres da vida real divididas entre a posição de mulher-objeto, usando da sensualidade e do corpo para ter espaço na mídia, em contraponto com figuras como Margaret Thatcher e Dilma Rousseff, que tornam-se cada vez mais sisudas como forma de impor-se perante a maioria masculina no poder. Encontrar um meio-termo, protegendo a saúde enquanto o mundo evolui e nos encontramos dentro deste contexto é um desafio. E que a ficção nos acompanhe!

Uma resposta para Mulher x Poder: dilemas da vida real e da telinha

  1. Roberto Cardoso disse:

    Oi Isa. Você este foto em melhor definição? Saudações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: