Viver a Vida: Pouca história e muita emoção


Quem me conhece sabe que sou fã do Maneco, que finalizou na última sexta-feira a novela ‘Viver a Vida’, a 13º de sua carreira, iniciada nos anos 50. Ator, produtor, diretor e por fim, autor, Manoel Carlos contribuiu muito para a dramaturgia brasileira, como por exemplo com a novela ‘Baila Comigo’ (1981), sua primeira produção das 20h, e a minissérie ‘Presença de Anita’ (2001), que se sagrou como a maior audiência da década. Contudo, sabemos que não se ganha jogo com os gols do passado e ter nas mãos o produto mais nobre da grade da Rede Globo é uma responsabilidade e tanto.

A maioria das críticas feitas à Viver a Vida são verdadeiras e fundamentadas inclusive pelo ibope ruim, principalmente nos últimos capítulos. O ritmo lento da trama, a falta de histórias paralelas, a trilha sonora pouco inspirada, a direção igual a de sempre e, claro, o fato da protagonista nunca ter acontecido, com a pior Helena de todos os tempos, são parte do pacote que fez a novela ser uma grande decepção. Mesmo com tantos problemas, há de se destacar o talento de Alinne Moraes, que se tornou a dona da história no papel da modelo tetraplégica Luciana, Bárbara Paz, Lilia Cabral, Adriana Birolli (revelação), Natália do Valle, Nanda Costa, Klara Castanho… os papéis femininos sempre foram mesmo o forte do Maneco.

Diante do sucesso estrondoso da minissérie ‘Maysa‘, exibida no início de 2009, não há como dizer simplesmente que ele tenha “perdido a mão”. Mas, levar uma novela inteira sozinho não é nada fácil e talvez seja mesmo a hora de parar. Depois de tantas obras marcantes, não vale a pena queimar cartuchos com tramas longas – e a Rede Globo tem dado cada vez mais espaço para seriados, minisséries e outros formatos curtos.

E que venha Passione!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: