BBB 10: Análise dos 49 dias de jogo – Dourado campeão?

Uma semana sem postar… sinceramente, fiquei em dúvidas se deveria continuar acompanhando e comentando sobre o BBB10. Vida particular e profissional a mil, cabeça fervilhando de ideias e a vontade é que o Máquina tome logo o rumo e se torne um blog sobre TV em geral, e não focado apenas em Rede Globo, reality show e muito menos apenas em Big Brother Brasil. Mas, não posso negar que o assunto me fascina sim.

Então, vamos nós tentar fazer uma análise destas quase 7 semanas de jogo. Muita coisa mudou, quase tudo, na verdade, e o bom BBB é assim mesmo – tem que dar nó nas cabeças de quem assiste e decide os campeões. De cara deixo claro: besteira tentar pensar nos brothers simplesmente como peças em um tabuleiro. Sim, há gente cínica, hipócrita e falsa neste mundo, mas também existem pessoas que são influenciáveis, confusas e perdidas. Apenas o fato de terem conseguido entrar no BBB não credencia todos os participantes a saberem jogar. Muito pelo contrário.


Como telespectadora, eu já detestei Lia e sua turma, bem como achei manipuladora sua aproximação com Dourado. Mas não dá pra negar que o lutador só é o que é hoje dentro do programa por conta desta iniciativa. Adorei quando a Cacau entrou no jogo, formando o paredão entre Lia x Anamara x Elenita. Só que na configuração atual, nesta altura do jogo, os reflexos do confinamento têm acertado em cheio a maioria das pessoas e as contradições só têm aumentado.

Não concordo com quem chama Cacau de cobra. Imaginem vocês no lugar dela, o que fariam? Vendo que todas as pessoas com as quais você está aliada estão saindo do programa? Ia tentar se defender usando as armas do jogo (ou seja, combinar votos e agregar a simpatia de quem não vai com a sua cara) ou se deixaria eliminar sem lutar? Pode não ser o jogo mais bonito do mundo, mas ela está tentando se manter o máximo de tempo possível, já que ganhar ela sabe ser difícil.

Sobre Lia, sim ela é manipuladora e dissimulada, entrou para jogar pesado e até aqui só teve vitórias. Só que ela não contava que seria alvo da casa por tanto tempo mesmo depois de se fazer de vítima por semanas. Resultado: é só olhar para a morena para perceber que ela está esgotada. Nas festas, ela continua chamando a atenção para si, pois está em seu terreno mais confortável: a dança. Imaginem vocês lá dentro conseguindo eliminar as pessoas que não gostam de você, mas sendo seguidamente levada ao paredão, mesmo fazendo discurso de perseguida? Realmente acredito que Lia já percebeu que Dourado está com o jogo no bolso e tem se resguardado para mirar nele na hora certa. BBB é jogo de estresse psicológico constante, não tem jeito.


No bolo que se forma de cada lado, há os que simplesmente não sabem jogar e vão na onda e há os que acham que sabem jogar e só fazem bobagem. No primeiro time estão Fernanda, Serginho e Kadu, que parecem cada vez mais perdidos. A loira se soltou na última festa, mas continua a procura de alguém para vitimá-la, pois só assim ela aparece. Serginho voltou do paredão prometendo veneno, mas a saída de Angélica, sua algoz, baixou sua bola. E Kadu tem a seu favor o fato de ter se mostrado leal com os amigos, segurando a onda de Lia quando ela surta e papeando com Dourado para entender seu jogo. No segundo time lideram Eliéser e Michel, seguidos por Dicesar. A sorte os tem favorecido, mas o jogo de esconde-esconde vai acabar em breve, sabemos bem como funciona. O covardão que acha que joga muito só mete os pés pelas mãos e só escapa do paredão se for coadjuvante em uma berlinda tripla. Michel é simpático e querido por todos das casas, mas suas lideranças seguidas, com seguidas indicações de Lia ao paredão, não sairão impunes. Dicesar se acha experiente, trocou de casa, mas continua na sombra, mostrando que o brilho só existe mesmo quando ele vira Dimmy.

Anamara continua chata e meio puxa-saco, mudando da água para o vinho conforme o sabor que lhe convém. Duas semanas atrás estava rindo por ter dado o colar do paredão ao Dourado. Na semana passada, a baiana se aliou ao lutador, disse que entendia seu jogo e até pediu no microblog do programa para que o público (nós) não eliminasse o gaúcho. Eis que ontem ela declarou para ele que seu voto não seria nele e acabou ficando sem opções, indicando Dourado. Mesmo não curtindo a ex-PM, sei que ela é humana e erra mesmo, e feio, só precisa aprender a deixar a língua na boca de uma vez por todas. Óbvio que ele era a opção dela neste paredão, já que ela não tinha como mandar ninguém da outra casa. Eu sei, você sabe, ela sabe e o Dourado também sabe que, na escala de afinidades, Anamara votaria em Dourado assim que se esgotassem as opções do outro grupo. O problema? Ela disse que não votaria nele. E não segurou. Aí rolou barraco, gritaria e juras de “agora voto em você até o final”. Agora as Douradetes já voltaram a mira para a gralha.

Sobre Dourado? O que penso é que o 1,5 milhão está em seu colo e ele só perde se sair dos trilhos, como trair ou agredir alguém. Se mantiver o jogo reto, expondo os erros dos outros e tentando não se contradizer, dificilmente perde a bolada. Como torço para que vença quem jogar melhor, se ele vencer mantendo uma postura digna, será merecido sim, afinal o cara comeu o pão que o diabo amassou quando saiu do BBB4. Se ele estudou os jogadores antes de entrar e sabia o perfil de cada um, isso quer dizer que ele sabia o mesmo que sabíamos na primeira semana de jogo, ou seja, quase nada. É ilusão achar que ele está fazendo mágica.

3 respostas para BBB 10: Análise dos 49 dias de jogo – Dourado campeão?

  1. Alexandre Ribeiro disse:

    Belíssima análise!

    Acho que a casa vai cair na real nesta próxima terça quando Cacau for eliminada, porque vai ser impossível mandar recado mais explícito para Michel e sua turma do que está acontecendo aqui fora.

    Aliás, como joga mal esse povo, hein? Colocar Lia e Dourado, dois vitoriosos em paredões contra a pobre da Cacau, que vai pagar o pato sem merecer…

    Podiam ter mandado Anamara e Fernanda, que as chances de Cacau voltar era de 100%, mas não, eles inssitem e não enxergar o que está mais do que claro.

  2. Mônica disse:

    Adorei seu ponto de vista e espero sim, que o Dourado ganhe dessa vez, no BBB 4 eu torcia pela Juliana, a que ficou com ele, mas agora ele e o melhor ali nessa edicao, ele e inteligente, tem um jeito de jogar parecido com o Max (BBB 9) sem o lado comico mas ainda assim doce as vezes, duro em outras, mas sempre com coerencia e inteligencia, coisas que pra mim , sao fundamentais em um jogo.

  3. Romão disse:

    AMOR x ódio
    Eu voto para o Dicesar Sair. Na minha visão do jogo, a disputa desta vez não é de caráter sexual (heterossexuais x homossexuais), mas sim de uma pessoa que tem caráter, defende os que ama e apesar de não concordar com as atitudes e posicionamentos do outro, o aceita e tenta ajuda-lo. Os que votam para o Dourado sair o fazem porque odeiam, quase que irracionalmente, já os que votam no Dicesar o fazem porque amam o Dourado e tudo o que ele representa em termos de caráter.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: